O que é a Tríade CID?

Esta é uma tradução ao português dum artigo antigo. Cá uma ligação ao orixinal.

A Tríade CID não tem relação com poemas medievais castelhanos nem com as bandas desenhadas do Hernández Palacios, mas é um conceito da cibersegurança que faz ênfase em três princípios que têm de trabalhar em conjunto para garantir a segurança de um sistema informático: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

 

  1. Confidencialidade: Os dados têm de estar só na mão dos utentes autorizados. Umas políticas de controlo do acesso têm de ser aplicadas para evitar que a informação classificada cair em mãos, seja ou não de forma intencionada, de utentes sem acesso.
  2. Integridade: O conceito integridade faz referência  a que os dados que temos armazenados sejam corretos e completos. Tem de se poder garantizar que os dados não foram mudados de forma não autorizada, que não é possível a perda destes dados é que os mesmos são consistentes, isto é que a informação é mesmo correcta à que temos no mundo exterior.
  3. Disponibilidade: Afinal, o conceito disponibilidade implica que a informação tem de estar acessível sempre para os utentes autorizados num tempo razoável. Isto é que os dados têm de estar sempre disponíveis para os utentes.

Na altura de desenhar uma estratégia de cibersegurança para uma empresa ou simplesmente na altura de armazenar qualquer coleção de dados confidenciais um deve considerar que estes três pontos têm de ser atingidos.  

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s